Resumo:
No processo de ensino e de aprendizagem, a afetividade está, ou deveria estar, muito presente,
principalmente na Educação Infantil, onde as relações de afetividade são de grande relevância
para a formação da criança, que deseja e necessita ser amada, aceita, acolhida e ouvida para
poder despertar para o mundo da curiosidade e da aprendizagem. Sabendo que a afetividade
perpassa por todos os laços das relações interpessoais, o presente trabalho tem como tema
central “A Afetividade na Educação Infantil” e tem como objetivo geral conhecer a
importância da afetividade na construção do processo de aprendizagem dos alunos de
Educação Infantil, contribuindo para uma criança mais feliz e, mais tarde, um adulto mais
completo. O tema foi escolhido a partir do período de observação e regência do componente
curricular Estágio Supervisionado II, no qual tivemos a oportunidade de perceber a
importância que a afetividade tem para que a aprendizagem dos alunos da Educação Infantil
seja mais efetiva. Neste sentido, o presente trabalho se baseia, principalmente, nos
pressupostos teóricos de Henri Wallon, em cuja teoria a dimensão afetiva ocupa um lugar
central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento. A partir da
qual chegamos a conclusão de que o vínculo afetivo na Educação Infantil precisa ser mais
valorizado, pois nessa faixa etária a criança passa a maior parte do tempo na escola e o
educador é considerado um porto seguro para o educando, no qual a criança deposita a sua
confiança. Logo, será por meio do afeto que o educador tem com o aluno que o conhecimento
será despertado.
Descrição:
SILVA, G. P. Importância da afetividade no processo de aprendizagem na educação infantil. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.