UEPB - Repositório Digital

Importância da afetividade no processo de aprendizagem na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Genice Pires da
dc.date.accessioned 2016-06-01T20:07:13Z
dc.date.available 2016-06-01T20:07:13Z
dc.date.issued 2015-12-17
dc.identifier.other CDD 371.102
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9931
dc.description SILVA, G. P. Importância da afetividade no processo de aprendizagem na educação infantil. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015. pt_BR
dc.description.abstract No processo de ensino e de aprendizagem, a afetividade está, ou deveria estar, muito presente, principalmente na Educação Infantil, onde as relações de afetividade são de grande relevância para a formação da criança, que deseja e necessita ser amada, aceita, acolhida e ouvida para poder despertar para o mundo da curiosidade e da aprendizagem. Sabendo que a afetividade perpassa por todos os laços das relações interpessoais, o presente trabalho tem como tema central “A Afetividade na Educação Infantil” e tem como objetivo geral conhecer a importância da afetividade na construção do processo de aprendizagem dos alunos de Educação Infantil, contribuindo para uma criança mais feliz e, mais tarde, um adulto mais completo. O tema foi escolhido a partir do período de observação e regência do componente curricular Estágio Supervisionado II, no qual tivemos a oportunidade de perceber a importância que a afetividade tem para que a aprendizagem dos alunos da Educação Infantil seja mais efetiva. Neste sentido, o presente trabalho se baseia, principalmente, nos pressupostos teóricos de Henri Wallon, em cuja teoria a dimensão afetiva ocupa um lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento. A partir da qual chegamos a conclusão de que o vínculo afetivo na Educação Infantil precisa ser mais valorizado, pois nessa faixa etária a criança passa a maior parte do tempo na escola e o educador é considerado um porto seguro para o educando, no qual a criança deposita a sua confiança. Logo, será por meio do afeto que o educador tem com o aluno que o conhecimento será despertado. pt_BR
dc.description.sponsorship Luiz Hermílio do Nascimento pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Infantil pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Importância da afetividade no processo de aprendizagem na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta