Resumo:
Atualmente, os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, têm apresentado cada vez
mais dificuldades nos processos de leitura e escrita, isto se deve ao fato de que eles
apresentam um alto grau de desmotivação, e também devido estarem inseridos em uma
sociedade em que predomina a tecnologia. Mas, principalmente, porque o professor trabalha
esse aspecto de modo a reproduzir, decodificar e avaliar os conhecimentos do aluno conforme
lhes fora transmitido, desconsiderando a atividade crítica, cognitiva e interacional. No
decorrer de nossos dias em sala de aula, nos deparamos sempre com esta questão, aluno que
não gosta de lê, por esse motivo lê mal, não gosta de escrever, ou tem muitos erros de
ortografia e outros mais. Leitura é um fator importante na educação escolar, porque constitui
um instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens, no entanto, seu conceito
tem sido compreendido tradicionalmente como um ato mecânico de decodificação de
palavras. Sendo assim, a leitura devia ser vista como um processo de ensino/ aprendizagem
que vai além de um simples ato de decodificar, pois envolve uma complexidade e exige
sacrifício, é também descobrir e descobrir-se. Sendo assim este trabalho visa discutir uma
reflexão sobre as dificuldades dos alunos no que diz a respeito a prática de leitura e escrita e
assim compreender as concepções a cerca dos processos de leitura e escrita segundo os
autores Ferreiro, Teberosky, Kleiman, cujo objetivo é conscientizar os educadores sobre sua
prática de ensino e incentivar a adotarem uma metodologia para se trabalhar em sala de aula
nas séries iniciais a leitura e a escrita. Para que o aluno possa se interessar e até mesmo
praticar a leitura e a escrita de forma prazerosa.
Descrição:
OLIVEIRA, M. C. Leitura e escrita nas séries iniciais: A importância da leitura e escrita na alfabetização. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.