UEPB - Repositório Digital

Leitura e escrita nas séries iniciais: A importância da leitura e escrita na alfabetização

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Maria Claudete de
dc.date.accessioned 2016-06-01T20:15:00Z
dc.date.available 2016-06-01T20:15:00Z
dc.date.issued 2014-09-27
dc.identifier.other CDD 372.44
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9933
dc.description OLIVEIRA, M. C. Leitura e escrita nas séries iniciais: A importância da leitura e escrita na alfabetização. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, têm apresentado cada vez mais dificuldades nos processos de leitura e escrita, isto se deve ao fato de que eles apresentam um alto grau de desmotivação, e também devido estarem inseridos em uma sociedade em que predomina a tecnologia. Mas, principalmente, porque o professor trabalha esse aspecto de modo a reproduzir, decodificar e avaliar os conhecimentos do aluno conforme lhes fora transmitido, desconsiderando a atividade crítica, cognitiva e interacional. No decorrer de nossos dias em sala de aula, nos deparamos sempre com esta questão, aluno que não gosta de lê, por esse motivo lê mal, não gosta de escrever, ou tem muitos erros de ortografia e outros mais. Leitura é um fator importante na educação escolar, porque constitui um instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens, no entanto, seu conceito tem sido compreendido tradicionalmente como um ato mecânico de decodificação de palavras. Sendo assim, a leitura devia ser vista como um processo de ensino/ aprendizagem que vai além de um simples ato de decodificar, pois envolve uma complexidade e exige sacrifício, é também descobrir e descobrir-se. Sendo assim este trabalho visa discutir uma reflexão sobre as dificuldades dos alunos no que diz a respeito a prática de leitura e escrita e assim compreender as concepções a cerca dos processos de leitura e escrita segundo os autores Ferreiro, Teberosky, Kleiman, cujo objetivo é conscientizar os educadores sobre sua prática de ensino e incentivar a adotarem uma metodologia para se trabalhar em sala de aula nas séries iniciais a leitura e a escrita. Para que o aluno possa se interessar e até mesmo praticar a leitura e a escrita de forma prazerosa. pt_BR
dc.description.sponsorship Angela Patricia Felipe Gama pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject educador pt_BR
dc.subject aluno pt_BR
dc.subject aula pt_BR
dc.title Leitura e escrita nas séries iniciais: A importância da leitura e escrita na alfabetização pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta