Resumo:
A avaliação, tal como concebida e vivenciada na maioria das escolas brasileiras, tem se
constituído no principal mecanismo de sustentação da lógica de organização do trabalho
escolar, onde os métodos de avaliação ocupam, sem dúvida, espaço relevante no conjunto das
práticas pedagógicas aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem. Este trabalho tem
como objetivo refletir sobre os critérios de avaliação em um contexto escolar no Ensino
Fundamental, mais especificamente em uma escola municipal da cidade de Camalaú, PB. Para
tanto, utilizamos em nossa pesquisa bibliográfica as ideias de alguns teóricos, a exemplo de.
Luckesi, Libâneo, entre outros. Concluiu-se que a avaliação contempla os processos de ensino
e aprendizagem, devendo acontecer em todas as situações para que o professor possa
acompanhar e diagnosticar os processos de desenvolvimento dos estudantes e também rever
sua prática pedagógica, possibilitando-lhe disponibilizar várias situações e meios para que os
alunos tenham oportunidade de demonstrar a construção de seus conhecimentos. Também
constatamos que o esboço e a clareza dos objetivos de ensino e dos critérios de avaliação são
muito importantes para que alunos e professores saibam onde pretendem chegar, e quais
meios são necessários para tal.
Descrição:
OLIVEIRA, M. C. B. Reflexões sobre o processo de avaliação no contexto escolar. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.