UEPB - Repositório Digital

Reflexões sobre o processo de avaliação no contexto escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Maria Claudenira Bezerra de
dc.date.accessioned 2016-06-01T20:42:13Z
dc.date.available 2016-06-01T20:42:13Z
dc.date.issued 2014-09-10
dc.identifier.other CDD 371.26
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9937
dc.description OLIVEIRA, M. C. B. Reflexões sobre o processo de avaliação no contexto escolar. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A avaliação, tal como concebida e vivenciada na maioria das escolas brasileiras, tem se constituído no principal mecanismo de sustentação da lógica de organização do trabalho escolar, onde os métodos de avaliação ocupam, sem dúvida, espaço relevante no conjunto das práticas pedagógicas aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os critérios de avaliação em um contexto escolar no Ensino Fundamental, mais especificamente em uma escola municipal da cidade de Camalaú, PB. Para tanto, utilizamos em nossa pesquisa bibliográfica as ideias de alguns teóricos, a exemplo de. Luckesi, Libâneo, entre outros. Concluiu-se que a avaliação contempla os processos de ensino e aprendizagem, devendo acontecer em todas as situações para que o professor possa acompanhar e diagnosticar os processos de desenvolvimento dos estudantes e também rever sua prática pedagógica, possibilitando-lhe disponibilizar várias situações e meios para que os alunos tenham oportunidade de demonstrar a construção de seus conhecimentos. Também constatamos que o esboço e a clareza dos objetivos de ensino e dos critérios de avaliação são muito importantes para que alunos e professores saibam onde pretendem chegar, e quais meios são necessários para tal. pt_BR
dc.description.sponsorship José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Planejamento pt_BR
dc.subject aprendizagem pt_BR
dc.title Reflexões sobre o processo de avaliação no contexto escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta