Resumo:
O trabalho em questão apresenta os aspectos da educação ambiental no ensino fundamental de acordo com as normas estabelecidas em lei, mostra ainda a estrutura e desenvolvimento de temas fundamentais para o desenvolvimento do ensino fundamental do país. Estrutura a educação básica no Brasil a partir dos conceitos elaborados sob a ótica das politicas educacionais, evidenciando o que de fato ocorre na construção e concretização do ensino fundamental brasileiro. Relaciona a questão ambiental, aos problemas enfrentados pelo ensino fundamental, ao modelo de vida desenvolvido pela sociedade atual, fazendo um comparativo com a necessidade de se ter uma educação ambiental voltada para a consciência ecológica e principalmente de ser desenvolvida para o ensino fundamental. Tomando como objeto de estudo a E. E. E. F. Prof. Antônio Benvindo, percebe-se o que de fato ocorre dentro da escola pública, no seu dia a dia, sua capacidade e desafios em estruturar a educação ambiental no ensino fundamental. Demonstra ainda a preocupação em relação ao que de fato ocorre nas instituições de ensino público quando se refere ao desenvolvimento em sala de aula da utilização da legislação educacional baseada nas perspectivas dos PCNS, tão importantes para o desenvolvimento da educação.
Descrição:
CAMELO, Ana Nery Bezerra. Um retrato da educação ambiental na Escola de Ensino Fundamental Professor Antônio Benvindo. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]