Resumo:
Diante da importância atribuída à leitura para o processo de formação do indivíduo, procuramos a partir da presente pesquisa, analisar as práticas de leitura no Livro Didático de Língua Portuguesa “Português: Linguagens”. Ao conhecer o Livro, surgiu o interesse pela pesquisa, pelo fato de que o Livro Didático está presente de forma constante em sala de aula e por ser um dos principais recursos didáticos utilizados pelos professores, para isso, ele precisa conter atividades que desenvolvam a competência na formação leitora dos alunos. Assim, esse estudo teve como suporte alguns teóricos, dentre eles Koch (2006, 2010), Romanatto (1987, 2004), Rojo (2001), Lajolo (1996), entre outros, os quais possibilitaram abranger conceitos de leitura, Livro Didático e formação leitora. O nosso estudo organiza-se em três momentos: no primeiro, abordamos os diálogos teóricos sobre a formação leitora; no segundo, estudamos o Livro Didático de Língua Portuguesa; e por último, no terceiro momento, estudamos o trato dado à leitura e a formação de leitores no livro didático “Português: Linguagens”. Nesse sentido, podemos considerar que o Livro Didático de Língua Portuguesa estudado não apresenta exercícios de interpretação de textos bons o suficiente para se formar leitores competentes e precisa de uma abordagem mais abrangente em relação aos textos, já que estes deveriam considerar os conhecimentos prévios dos alunos como forma de diálogo e interação entre texto/leitor, despertando o interesse dos discentes com textos e exercícios que envolvam temáticas que trabalham com múltiplos contextos (conhecidos e desconhecidos), para que assim, possam se formar leitores competentes.
Descrição:
LINHARES, G. N. Práticas de formação leitora no livro didático de língua portuguesa: analisando as possibilidades para formar um leitor competente. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.