Resumo:
A referida pesquisa tem como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem detectadas
nas práticas de leitura e escrita dos alunos em anos iniciais do Ensino Fundamental, podendo,
assim, contribuir para que novas metodologias de ensino possam ser desenvolvidas diante das
reflexões sobre o ensino de leitura e escrita para crianças associadas a esse nível de ensino. O
interesse pela temática surgiu a partir da observação de leitura dos alunos em sala de aula e
pela constatação da falta de interesse dos mesmos, ao reconhecer a importância de questionar
a respeito das dificuldades de aprendizagem referentes à leitura e escrita. Para tanto,
apresentamos algumas reflexões a respeito do que causa tanta dificuldade de aprendizagem de
leitura e escrita nos alunos, assim como as discussões a respeito do déficit na aprendizagem de
crianças de anos iniciais do Ensino Fundamental. Salientamos que essas reflexões devem
ocorrer em conjunto com a análise das práticas educativas presentes na sala de aula, em
discussão com a família, para que juntos se descubra a melhor forma de trabalhar com leitura
na sala de aula, com o intuito que todas as crianças desenvolvam em si a prática social da
leitura. Portanto, as observações durante os estágios I e III nos deram uma oportunidade de
vivenciar e discutir as práticas utilizadas na escola, podendo comparar com os referenciais
teóricos utilizados. Dentre esses referenciais, estão os PCN e Paulo Freire, em seu “A
importância do ato de ler”, no qual sustenta que a leitura é algo interessante e desafiador, que,
quando conquistado plenamente, dará autonomia e independência, formando leitores e
cidadãos conscientes dos direitos e deveres.
Descrição:
SANTOS, A. B. Dificuldades de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.