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Dificuldades de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental

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dc.contributor.author Santos, Auricélio Bezerra dos
dc.date.accessioned 2016-06-03T17:33:44Z
dc.date.available 2016-06-03T17:33:44Z
dc.date.issued 2014-09-10
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9967
dc.description SANTOS, A. B. Dificuldades de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A referida pesquisa tem como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem detectadas nas práticas de leitura e escrita dos alunos em anos iniciais do Ensino Fundamental, podendo, assim, contribuir para que novas metodologias de ensino possam ser desenvolvidas diante das reflexões sobre o ensino de leitura e escrita para crianças associadas a esse nível de ensino. O interesse pela temática surgiu a partir da observação de leitura dos alunos em sala de aula e pela constatação da falta de interesse dos mesmos, ao reconhecer a importância de questionar a respeito das dificuldades de aprendizagem referentes à leitura e escrita. Para tanto, apresentamos algumas reflexões a respeito do que causa tanta dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita nos alunos, assim como as discussões a respeito do déficit na aprendizagem de crianças de anos iniciais do Ensino Fundamental. Salientamos que essas reflexões devem ocorrer em conjunto com a análise das práticas educativas presentes na sala de aula, em discussão com a família, para que juntos se descubra a melhor forma de trabalhar com leitura na sala de aula, com o intuito que todas as crianças desenvolvam em si a prática social da leitura. Portanto, as observações durante os estágios I e III nos deram uma oportunidade de vivenciar e discutir as práticas utilizadas na escola, podendo comparar com os referenciais teóricos utilizados. Dentre esses referenciais, estão os PCN e Paulo Freire, em seu “A importância do ato de ler”, no qual sustenta que a leitura é algo interessante e desafiador, que, quando conquistado plenamente, dará autonomia e independência, formando leitores e cidadãos conscientes dos direitos e deveres. pt_BR
dc.description.sponsorship José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.title Dificuldades de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


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