Resumo:
Neste trabalho de conclusão de curso apresentamos uma pesquisa que investigou o cotidiano
escolar, a rotina da sala de aula e as estratégias utilizadas pelos professores dos anos iniciais
frente ao ensino e à aprendizagem matemática. Este estudo mostra novos indicadores que
poderão orientar o futuro pedagogo para novas estratégias de ensino, utilizadas para fomentar
a prática educativa dos docentes e, por consequência, a ampliação da aprendizagem dos
discentes. Através dos estágios, por meio dos quais coletamos dados para dar suporte às
reflexões teóricas aqui apresentadas, pudemos avaliar a realidade escolar, inclusive analisando
cada etapa do campo estagiado, compreendendo que contribuirão para fundamentar as
experiências do estudante de Pedagogia. O ensino da matemática é visto por pais, alunos e
professores como uma dificuldade a ser enfrentada nas escolas. Isto se deve, principalmente,
à desvinculação da matemática da sala de aula com a matemática utilizada no dia-a-dia. Nesse
sentido, objetivo desta pesquisa é identificar as principais estratégias de ensino utilizadas
pelos professores de matemática dos anos iniciais como potencializadoras de uma
aprendizagem significativa, trazendo ainda uma abordagem informativa sobre a construção do
conhecimento lógico-matemático, sem esquecer o papel do professor que é fundamental, pois
parte dele o incentivo e o estímulo ao interesse das crianças, para que ocorra essa
aprendizagem.
Descrição:
LAURINDO, L. G. Uso de Jogos: O Desafio de Ensinar Matemática nos anos Iniciais. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.