UEPB - Repositório Digital

Uso de jogos: O desafio de ensinar matemática nos anos Iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Laurindo, Laisa Guimarães
dc.date.accessioned 2016-06-03T17:36:01Z
dc.date.available 2016-06-03T17:36:01Z
dc.date.issued 2014-08-09
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9968
dc.description LAURINDO, L. G. Uso de Jogos: O Desafio de Ensinar Matemática nos anos Iniciais. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho de conclusão de curso apresentamos uma pesquisa que investigou o cotidiano escolar, a rotina da sala de aula e as estratégias utilizadas pelos professores dos anos iniciais frente ao ensino e à aprendizagem matemática. Este estudo mostra novos indicadores que poderão orientar o futuro pedagogo para novas estratégias de ensino, utilizadas para fomentar a prática educativa dos docentes e, por consequência, a ampliação da aprendizagem dos discentes. Através dos estágios, por meio dos quais coletamos dados para dar suporte às reflexões teóricas aqui apresentadas, pudemos avaliar a realidade escolar, inclusive analisando cada etapa do campo estagiado, compreendendo que contribuirão para fundamentar as experiências do estudante de Pedagogia. O ensino da matemática é visto por pais, alunos e professores como uma dificuldade a ser enfrentada nas escolas. Isto se deve, principalmente, à desvinculação da matemática da sala de aula com a matemática utilizada no dia-a-dia. Nesse sentido, objetivo desta pesquisa é identificar as principais estratégias de ensino utilizadas pelos professores de matemática dos anos iniciais como potencializadoras de uma aprendizagem significativa, trazendo ainda uma abordagem informativa sobre a construção do conhecimento lógico-matemático, sem esquecer o papel do professor que é fundamental, pois parte dele o incentivo e o estímulo ao interesse das crianças, para que ocorra essa aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject matemática pt_BR
dc.subject Aula pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Uso de jogos: O desafio de ensinar matemática nos anos Iniciais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta