Resumo:
A leitura nos primeiros anos escolares enfoca a importância que a temática tem, buscando
incorporar cada vez mais o compromisso de toda a sociedade, principalmente para os
envolvidos diretamente nos processos educacionais de ensino e aprendizagem, com atenção
especial nas unidades escolares, que diariamente vivenciam a prática da leitura nos anos
iniciais do Ensino Fundamental. Este trabalho tem como objetivo compreender a importância
da leitura desde cedo para a formação de leitores críticos e construção do conhecimento.
Apresentamos nossas reflexões com base em ideias de alguns teóricos, tais como Freire,
Libâneo, Luceksi, entre outros. Concluiu-se que a responsabilidade por uma educação de
qualidade é dever do Estado com a participação direta da sociedade, compartilhando com a
família a formação humana. Aos professores cabe observar a faixa etária nas quais as crianças
estão inseridas, organizando melhor as propostas pedagógicas das instituições de ensino. Os
educadores do ensino dos anos iniciais devem constantemente rever o seu trabalho
pedagógico, com ênfase para os pontos positivos e negativos, modificando o que se fizer
necessário, buscando novos métodos, aprimorando o seu trabalho. Devem buscar introduzir
na criança o gosto pela leitura, ainda nos primeiros anos de vida. Acreditamos ser isto
necessário para que as crianças possam desenvolver habilidades, conviver socialmente, tendo
sempre a capacidade de separar os diversos acontecimentos da vida. Tomamos como
pressuposto que a escola é a principal instituição responsável pela formação de cidadãos
comprometidos com uma sociedade melhor para se viver.
Descrição:
SIMÕES, M. A. B. A importância da Leitura nos primeiros anos escolares. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.