Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9969
Título: A importância da Leitura nos primeiros anos escolares
Autor(es): Simões, Maria Aparecida Bezerra
Palavras-chave: Educação
infantil
Literatura
Data do documento: 10-Set-2014
Resumo: A leitura nos primeiros anos escolares enfoca a importância que a temática tem, buscando incorporar cada vez mais o compromisso de toda a sociedade, principalmente para os envolvidos diretamente nos processos educacionais de ensino e aprendizagem, com atenção especial nas unidades escolares, que diariamente vivenciam a prática da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este trabalho tem como objetivo compreender a importância da leitura desde cedo para a formação de leitores críticos e construção do conhecimento. Apresentamos nossas reflexões com base em ideias de alguns teóricos, tais como Freire, Libâneo, Luceksi, entre outros. Concluiu-se que a responsabilidade por uma educação de qualidade é dever do Estado com a participação direta da sociedade, compartilhando com a família a formação humana. Aos professores cabe observar a faixa etária nas quais as crianças estão inseridas, organizando melhor as propostas pedagógicas das instituições de ensino. Os educadores do ensino dos anos iniciais devem constantemente rever o seu trabalho pedagógico, com ênfase para os pontos positivos e negativos, modificando o que se fizer necessário, buscando novos métodos, aprimorando o seu trabalho. Devem buscar introduzir na criança o gosto pela leitura, ainda nos primeiros anos de vida. Acreditamos ser isto necessário para que as crianças possam desenvolver habilidades, conviver socialmente, tendo sempre a capacidade de separar os diversos acontecimentos da vida. Tomamos como pressuposto que a escola é a principal instituição responsável pela formação de cidadãos comprometidos com uma sociedade melhor para se viver.
Descrição: SIMÕES, M. A. B. A importância da Leitura nos primeiros anos escolares. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9969
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida Bezerra Simões.pdfPDF - Maria Aparecida Bezerra Simões108.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.