Resumo:
O presente trabalho defende a importância da leitura e escrita nas aulas de Matemática como
uma possibilidade de promover o desenvolvimento da linguagem matemática. Apresentamos
algumas reflexões que põe em evidência a existência de uma diversidade de gêneros e tipos de
textos que podem ser utilizados nas aulas de matemática. Discutindo o que é linguagem
matemática, suas características, assim como as dificuldades de sua aquisição. Buscávamos
responder à seguinte questão: qual relação entre leitura, escrita, linguagem e atividade
matemática? Como objetivo, propusemo-nos identificar as possíveis relações entre leitura,
escrita, linguagem e atividade matemática. No decorrer da pesquisa percebemos que existe
uma grande diversidade de perspectivas de ensino de Matemática e que a leitura e a escrita
nas aulas de matemática é apenas uma delas, sendo, entretanto, algo importante para melhorar
a aquisição da linguagem matemática. Apresentamos, ainda, algumas reflexões sobre a
importância dos processos avaliativos e de planejamento.
Descrição:
QUEIROZ, F. F. S. Leitura e escrita nas aulas de matemática: Algumas reflexões a partir da linguagem matemática. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.