UEPB - Repositório Digital

Uma refexão sobre dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Maria de Fátima de Almeida
dc.date.accessioned 2016-06-03T17:56:11Z
dc.date.available 2016-06-03T17:56:11Z
dc.date.issued 2014-08-29
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9972
dc.description ALVES, M. F. A. Uma refexão sobre dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita no ensino fundamental. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A leitura e a escrita constituem-se como habilidades que se desenvolvem gradativamente e segundo a prática de ler e escrever. São inseparáveis, ou seja, encontram-se interligadas no processo de construção da aprendizagem do indivíduo ao longo de sua história. Conforme Freire (1981), “aprender a ler e a escrever já não é, pois, memorizar sílabas, palavras ou frases, mas, refletir criticamente sobre o próprio processo de ler e escrever e sobre o significado da linguagem”. É importante subjetivamente na aquisição de conhecimentos, nas relações sociais e na formação de valores. O estudo tem relevância no que diz respeito à presença de alunos do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, ainda que tenham passado por um processo de alfabetização e letramento. Tais questões despertaram interesse pelo aprofundamento desta pesquisa. Partindo desse pressuposto, objetiva-se fazer uma reflexão sobre as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental para identificar aspectos relevantes, estabelecer relações entre família e escola nos processos de ensino e aprendizagem, observar e analisar experiências relacionadas à leitura e escrita vivenciadas no cotidiano escolar. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e observações, buscando significados acerca dos conteúdos teóricos, baseando-se nos estudos desenvolvidos por Ferreiro, Teberosky, Piaget, Freire, Libâneo, Madalena Freire, entre outros. O incentivo ao hábito da leitura pela família, escola, professores, práticas inovadoras e projetos para desenvolver a aprendizagem são fatores que incidem sobre os resultados da reflexão acerca das dificuldades em leitura e escrita apresentadas pelos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dificuldades pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.title Uma refexão sobre dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita no ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta