Resumo:
A leitura e a escrita constituem-se como habilidades que se desenvolvem gradativamente e
segundo a prática de ler e escrever. São inseparáveis, ou seja, encontram-se interligadas no
processo de construção da aprendizagem do indivíduo ao longo de sua história. Conforme
Freire (1981), “aprender a ler e a escrever já não é, pois, memorizar sílabas, palavras ou
frases, mas, refletir criticamente sobre o próprio processo de ler e escrever e sobre o
significado da linguagem”. É importante subjetivamente na aquisição de conhecimentos, nas
relações sociais e na formação de valores. O estudo tem relevância no que diz respeito à
presença de alunos do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem na leitura e
escrita, ainda que tenham passado por um processo de alfabetização e letramento. Tais
questões despertaram interesse pelo aprofundamento desta pesquisa. Partindo desse
pressuposto, objetiva-se fazer uma reflexão sobre as dificuldades de aprendizagem na leitura e
escrita dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental para identificar aspectos
relevantes, estabelecer relações entre família e escola nos processos de ensino e
aprendizagem, observar e analisar experiências relacionadas à leitura e escrita vivenciadas no
cotidiano escolar. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e observações,
buscando significados acerca dos conteúdos teóricos, baseando-se nos estudos desenvolvidos
por Ferreiro, Teberosky, Piaget, Freire, Libâneo, Madalena Freire, entre outros. O incentivo
ao hábito da leitura pela família, escola, professores, práticas inovadoras e projetos para
desenvolver a aprendizagem são fatores que incidem sobre os resultados da reflexão acerca
das dificuldades em leitura e escrita apresentadas pelos alunos.
Descrição:
ALVES, M. F. A. Uma refexão sobre dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita no ensino fundamental. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.