UEPB - Repositório Digital

Os gêneros do discurso na compreenção de conteúdos matemáticos em uma turma de 5° ano do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mendes, Joelma Vieira
dc.date.accessioned 2016-06-03T18:02:03Z
dc.date.available 2016-06-03T18:02:03Z
dc.date.issued 2016-03-16
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9974
dc.description MENDES, J. V. Os gêneros do discurso na compreensão de conteúdos matemáticos em uma turma de 5° ano do ensino fundamental. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho traz uma discussão sobre a importância do trabalho com gêneros do discurso em Matemática. Para isso, recorremos a alguns autores que já trabalham com essa proposta. Na medida em que empreendemos momentos de leituras como Carrasco (2001), Cardoso (2005), fomos descobrindo que a grande dificuldade que existe em compreender os conteúdos matemáticos, vem justamente da forma como esses conteúdos são apresentados em sala de aula. Com efeito, a matemática sempre nos foi posta com certa hierarquia de valor, valor este que sempre a colocou como a vilã entre os componentes curriculares, não permitindo que o aluno se aproximasse dos seus conceitos e questões, e ainda, fazendo com que este se ache sempre incapaz de chegar aos resultados solicitados. Em todo o trabalho vamos também sugerindo estratégias que possam ajudar o professor de matemática do ensino fundamental I a modificar a metodologia do ensino de matemática, motivando o aluno a se encantar com a matemática. Para tanto, além dos autores já citados procuramos fundamentar o nosso trabalho através das contribuições de Bakhtin (2003) e Smole e Diniz (2001). pt_BR
dc.description.sponsorship José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.title Os gêneros do discurso na compreenção de conteúdos matemáticos em uma turma de 5° ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta