Resumo:
O presente trabalho traz uma discussão sobre a importância do trabalho com gêneros do
discurso em Matemática. Para isso, recorremos a alguns autores que já trabalham com essa
proposta. Na medida em que empreendemos momentos de leituras como Carrasco (2001),
Cardoso (2005), fomos descobrindo que a grande dificuldade que existe em compreender os
conteúdos matemáticos, vem justamente da forma como esses conteúdos são apresentados em
sala de aula. Com efeito, a matemática sempre nos foi posta com certa hierarquia de valor,
valor este que sempre a colocou como a vilã entre os componentes curriculares, não
permitindo que o aluno se aproximasse dos seus conceitos e questões, e ainda, fazendo com
que este se ache sempre incapaz de chegar aos resultados solicitados. Em todo o trabalho
vamos também sugerindo estratégias que possam ajudar o professor de matemática do ensino
fundamental I a modificar a metodologia do ensino de matemática, motivando o aluno a se
encantar com a matemática. Para tanto, além dos autores já citados procuramos fundamentar o
nosso trabalho através das contribuições de Bakhtin (2003) e Smole e Diniz (2001).
Descrição:
MENDES, J. V. Os gêneros do discurso na compreensão de conteúdos matemáticos em uma turma de 5° ano do ensino fundamental. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.