UEPB - Repositório Digital

O ser professor e o ensino de história com novas linguagens: O uso do RPG em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Ítalo Pereira de
dc.date.accessioned 2016-06-06T19:13:06Z
dc.date.available 2016-06-06T19:13:06Z
dc.date.issued 2016-05-11
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9987
dc.description Sousa, I. P. de. O ser professor e o ensino de história com novas linguagens: O uso do RPG em sala de aula. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O “ser professor” e suas linguagens de ensino abrangem um amplo significado, como objeto de estudo desse trabalho. Trata do ofício do professor, mas igualmente do caminho que o mesmo traçou na sua formação, as influências que percorrem o seu ser, a realidade na qual o mesmo vive no nosso país e, ainda, mais importante, o “ser humano” professor. Aquele que se importa que forja novos cidadãos em sala de aula, o “ser” que está presente na vida de todos aqueles que passaram pela escola. Ao falar sobre o professor de história, torna-se de suma importância discutir a respeito do ensino da mesma. O Ensino de História está em constante movimento, com grandes influências de grandes intelectuais de outras áreas, e essa interdisciplinaridade existente tornou possível a introdução de novos métodos de ensino, trazendo novas linguagens para a sala de aula, tais como: filmes, histórias em quadrinhos, jogos e aquele que deu origem a ideia desse trabalho, o RPG. O RPG (Role-playing-game) consiste em um jogo de interpretação de personagens no qual a única limitação é a imaginação daquele que narra o jogo, nesse caso, o professor, essa ferramenta provou ser bastante eficiente quando utilizada para o ensino de história. Os resultados desse estudo são apresentados nas experiências com o RPG executadas em uma escola pública da cidade de Campina Grande, Paraíba, demonstrando a validade da experiência para a prática pedagógica docente e incentivando novas formas de “ser professor”. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Paula Almeida de Castro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Role-Playing-Game - RPG pt_BR
dc.title O ser professor e o ensino de história com novas linguagens: O uso do RPG em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta