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Produção textual no 9o ano do ensino fundamental: critérios de avaliação

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dc.contributor.author Silva, Lidy Izabel Batista da
dc.date.accessioned 2016-06-07T12:10:13Z
dc.date.available 2016-06-07T12:10:13Z
dc.date.issued 2016-06-03
dc.identifier.other CDD 373.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9990
dc.description SILVA, L. I. B. da. Produção textual no 9o ano do ensino fundamental: critérios de avaliação. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Observando a grande importância de se trabalhar com produção textual no espaço escolar, tendo em vista o fato de ser necessário desenvolver e aprimorar as habilidades linguísticas dos alunos, o presente trabalho objetiva analisar os critérios de avaliação e produção de textos dissertativo-argumentativos que tanto norteiam os alunos no momento da escrita quanto o professor na hora da correção. Nesse sentido, os critérios de textualidade foram analisados através de textos dissertativo-argumentativos produzidos por alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Bom Sucesso-PB, com o intuito de compreender de que forma são atribuídas notas para esse tipo de avaliação. Assim, os resultados dessa pesquisa foram obtidos através de um questionário respondido pelo professor da série, pela observação da aula, na qual foi exposto o tipo de texto e o tema debatido e, por fim, através das análises das produções desses alunos. Para tanto, fontes diversas como livros e artigos foram consultados para fundamentar as bases dessa pesquisa, dentre eles Gomes (2007), Koch (1989), Marcuschi (2008). Diante das análises e inferências, concluímos de forma clara e objetiva que alguns dos critérios utilizados pelos alunos no momento da elaboração dos textos são inconscientes, pois em nenhum momento da observação foi visto a exposição dos critérios de textualidade, mas foram mencionadas pelo professor dicas, consideradas insuficientes, para a elaboração dos textos, não sendo esclarecido para os alunos o que seria observado na produção para a avalição dos textos. Dessa forma, fica difícil para os alunos produzirem seus textos e entender a nota que lhes foi atribuída. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Marcos Rosendo de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.subject Critérios de textualidade pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.title Produção textual no 9o ano do ensino fundamental: critérios de avaliação pt_BR
dc.type Other pt_BR


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