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Observando a grande importância de se trabalhar com produção textual no espaço escolar, tendo em vista o fato de ser necessário desenvolver e aprimorar as habilidades linguísticas dos alunos, o presente trabalho objetiva analisar os critérios de avaliação e produção de textos dissertativo-argumentativos que tanto norteiam os alunos no momento da escrita quanto o professor na hora da correção. Nesse sentido, os critérios de textualidade foram analisados através de textos dissertativo-argumentativos produzidos por alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Bom Sucesso-PB, com o intuito de compreender de que forma são atribuídas notas para esse tipo de avaliação. Assim, os resultados dessa pesquisa foram obtidos através de um questionário respondido pelo professor da série, pela observação da aula, na qual foi exposto o tipo de texto e o tema debatido e, por fim, através das análises das produções desses alunos. Para tanto, fontes diversas como livros e artigos foram consultados para fundamentar as bases dessa pesquisa, dentre eles Gomes (2007), Koch (1989), Marcuschi (2008). Diante das análises e inferências, concluímos de forma clara e objetiva que alguns dos critérios utilizados pelos alunos no momento da elaboração dos textos são inconscientes, pois em nenhum momento da observação foi visto a exposição dos critérios de textualidade, mas foram mencionadas pelo professor dicas, consideradas insuficientes, para a elaboração dos textos, não sendo esclarecido para os alunos o que seria observado na produção para a avalição dos textos. Dessa forma, fica difícil para os alunos produzirem seus textos e entender a nota que lhes foi atribuída. |
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