UEPB - Repositório Digital

Algumas reflexões e discussões acerca da inclusão do surdo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Simone Fernandes da
dc.date.accessioned 2016-06-07T12:10:34Z
dc.date.available 2016-06-07T12:10:34Z
dc.date.issued 2016-06-03
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9992
dc.description COSTA, S. F. da. Algumas reflexões e discussões acerca da inclusão do surdo. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A educação é uma temática importante que merece ser sempre discutida. E, quando se trata da educação de Surdos, merece uma atenção diferenciada, pois há muito tempo esses indivíduos sofrem com o neglicenciamento de sua aprendizagem e uma perspectiva inadequada para a sua inclusão escolar. Em virtude disso, ocorre a limitação do processo de ensino/aprendizagem, já que a implementação das políticas públicas de inclusão é ineficaz. Diante disso, o objetivo proposto é tecer algumas considerações sobre a inclusão de alunos surdos no processo de ensino/aprendizagem, a partir do bilinguismo. Por isso, o presente trabalho justifica-se por reconhecer a necessidade da inclusão do Surdo no processo educacional, haja vista que esse indivíduo fora excluído socialmente, sendo taxado de incapaz de aprender da mesma forma que os ouvintes (ditos normais). Para alcançar nosso objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tendo como referencial teórico: Lopes (2011), Quadros (1997), Mantoan (2003), Carvalho (2005), Sassaki (1997) Freire (1996), e outros que contribuíram para realidade dessa pesquisa. Como resultado desse estudo, apresentamos o bilinguismo como metodologia adequada a inclusão do Surdo no processo de ensino/aprendizagem, já que o mesmo poderá se utilizar de sua língua materna (LIBRAS, no Brasil) e a Língua Portuguesa, quebrando a barreira comunicativa. E, assim, esses indivíduos poderão alcançar seus objetivos enquanto cidadãos, sendo incluídos no ambiente escolar e social de forma igualitária. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Marcos Rosendo de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Surdo pt_BR
dc.subject Bilinguismo pt_BR
dc.title Algumas reflexões e discussões acerca da inclusão do surdo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta