dc.description.abstract |
A educação é uma temática importante que merece ser sempre discutida. E, quando se trata da educação de Surdos, merece uma atenção diferenciada, pois há muito tempo esses indivíduos sofrem com o neglicenciamento de sua aprendizagem e uma perspectiva inadequada para a sua inclusão escolar. Em virtude disso, ocorre a limitação do processo de ensino/aprendizagem, já que a implementação das políticas públicas de inclusão é ineficaz. Diante disso, o objetivo proposto é tecer algumas considerações sobre a inclusão de alunos surdos no processo de ensino/aprendizagem, a partir do bilinguismo. Por isso, o presente trabalho justifica-se por reconhecer a necessidade da inclusão do Surdo no processo educacional, haja vista que esse indivíduo fora excluído socialmente, sendo taxado de incapaz de aprender da mesma forma que os ouvintes (ditos normais). Para alcançar nosso objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tendo como referencial teórico: Lopes (2011), Quadros (1997), Mantoan (2003), Carvalho (2005), Sassaki (1997) Freire (1996), e outros que contribuíram para realidade dessa pesquisa. Como resultado desse estudo, apresentamos o bilinguismo como metodologia adequada a inclusão do Surdo no processo de ensino/aprendizagem, já que o mesmo poderá se utilizar de sua língua materna (LIBRAS, no Brasil) e a Língua Portuguesa, quebrando a barreira comunicativa. E, assim, esses indivíduos poderão alcançar seus objetivos enquanto cidadãos, sendo incluídos no ambiente escolar e social de forma igualitária. |
pt_BR |