UEPB - Repositório Digital

"O espelho" em sequência didática: proposta ao ensino de língua

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Fabíola Sales da
dc.date.accessioned 2016-06-07T12:48:43Z
dc.date.available 2016-06-07T12:48:43Z
dc.date.issued 2016-06-07
dc.identifier.other CDD 371.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9997
dc.description SILVA, F. S. da. "O espelho" em sequência didática: proposta ao ensino de língua. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Diante do desafio de trazer o texto literário à sala de aula de modo a significá-lo e torná-lo pertinente à vivência de cada aluno, pensar métodos para essa implementação literária nas aulas de Língua Portuguesa é de suma importância. Diante disso, é possível afirmar que o ensino de Língua, hoje e como um todo, ainda está enraizado em concepções diversas de sua natureza e função, o que, porventura, contribui para aulas enfadonhas e desmotivadoras. Nesse sentido, o presente trabalho se dispõe a propor uma Sequência Didática (SD) que preza pelo uso do texto literário como alicerce para produções orais e escritas de alunos. Para tanto, o objeto central da SD aqui proposta o conto “O Espelho” de Machado de Assis, e como produto textual pretendido com ela temos o gênero diário elaborado a partir da tipologia textual descritiva. Assim, como aporte teórico de nossa pesquisa temos estudiosos como Colomer (2007), Travaglia (2009), Kleiman (2012), Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004), entre outros. Diante do estudado, foi possível perceber quais as diversas possíveis contribuições da SD para a efetivação do uso do texto literário em sala de aula, bem como as possibilidades de produção oral (através de debates e discussões) e escrita que ela abre margem. Nesse sentido, concluímos que a metodologia da SD é efetiva e eficaz como possibilidade ao ensino de Língua e à produção de textos em todas as esferas de uso da Língua. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Marcos Rosendo de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Texto literário pt_BR
dc.subject Sequência Didática pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title "O espelho" em sequência didática: proposta ao ensino de língua pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta