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Diante do desafio de trazer o texto literário à sala de aula de modo a significá-lo e torná-lo pertinente à vivência de cada aluno, pensar métodos para essa implementação literária nas
aulas de Língua Portuguesa é de suma importância. Diante disso, é possível afirmar que o ensino de Língua, hoje e como um todo, ainda está enraizado em concepções diversas de sua natureza e função, o que, porventura, contribui para aulas enfadonhas e desmotivadoras. Nesse sentido, o presente trabalho se dispõe a propor uma Sequência Didática (SD) que preza pelo uso do texto literário como alicerce para produções orais e escritas de alunos. Para tanto, o objeto central da SD aqui proposta o conto “O Espelho” de Machado de Assis, e como produto textual pretendido com ela temos o gênero diário
elaborado a partir da tipologia textual descritiva. Assim, como aporte teórico de nossa pesquisa temos estudiosos como Colomer (2007), Travaglia (2009), Kleiman (2012), Dolz,
Schneuwly e Noverraz (2004), entre outros. Diante do estudado, foi possível perceber quais as diversas possíveis contribuições da SD para a efetivação do uso do texto literário em sala
de aula, bem como as possibilidades de produção oral (através de debates e discussões) e escrita que ela abre margem. Nesse sentido, concluímos que a metodologia da SD é efetiva
e eficaz como possibilidade ao ensino de Língua e à produção de textos em todas as esferas de uso da Língua. |
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