Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10018
Título: Evasão escolar e práticas pedagógicas: situando o problema
Autor(es): Alves, Maria Teresa de Oliveira
Palavras-chave: Fracasso escolar
Evasão
Práticas pedagógicas
Formação da cidadania
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: O fracasso escolar e, consequentemente, a evasão tem, ao longo do tempo, sido uma grande preocupação no cenário educacional, uma vez que suas consequências levam os indivíduos ao que se chama “exclusão”, causando, com isso, sérios problemas sociais. No entanto, a legislação brasileira, a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9394/96 (BRASIL, 1996) preconiza que todos têm direito a uma educação de qualidade, o que na verdade não passa de um discurso, pois muitos estudos apontam o contrário. Isso implica dizer que há um fosso entre, o que diz os documentos legais e as práticas observadas. Infelizmente, existem casos que nossos jovens não chegam sequer a terminar o Ensino Fundamental, e isto é uma triste realidade. Diante disso, temos como objetivo, no presente estudo, refletirmos sobre os fatores que levam ao fracasso escolar. Sabemos que a escola sozinha não consegue fazer nenhum milagre, precisamos do apoio da família para que juntos possamos fazer a diferença na vida do nosso alunado
Descrição: ALVES, Maria Teresa de Oliveira. Evasão escolar e práticas pedagógicas: situando o problema. 2014. 25f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10018
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Teresa de Oliveira Alves.pdfPDF - Maria Teresa de Oliveira Alves445.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.