Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10096
Título: Colonizações de mente em "O dia em que o Pato Donald comeu pela primeira vez a Margarida": um olhar pós-colonial
Autor(es): Melo, Robson Roldão de
Palavras-chave: Pós-colonialismo
Colonização da mente
João Melo
Data do documento: 28-Abr-2016
Resumo: Os estudos pós-coloniais têm evidenciado que mesmo após a independência os países ex-colonizados mantêm certos hábitos da cultura colonizadora, e este aspecto é o que aqui chamaremos de colonização da mente. E o que dizer sobre as representações destes aspectos na literatura contemporânea? Comportamentos, vestimentas, escolhas, atitudes, são evidências de que a cultura imperialista ficou enraizada nas mentes de personagens representados pelos autores. João Melo, autor e jornalista angolano, é referência autoral quando a temática é sátira, e representação do povo angolano. Diante disso, o nosso estudo busca demonstrar como este autor traz em sua arte literária a figura do angolano rememorada no cotidiano de seu país, enquanto cria cenários, contextos e personagens que tentam fugir do fantasma da colonização criando uma cultura de identidade forte, mas que continuam demonstrando resquícios de uma cultura devoradora que permanece em seu país e seu povo. Para aplicação das teorias de pós colonialismo e colonização da mente revisadas, foram selecionados os contos O pato revolucionário e o pato contra-revolucionário, Maria e O dia em que o Pato Donald comeu pela primeira vez a Margarida, todos presentes no livro que recebe o mesmo nome que o último conto citado. Foram destacados e analisados aspectos como a força do capitalismo e o limite de fronteira, construções de identidades e o consumismo Norte-Americano.
Descrição: MELO, R. R. de. Colonizações de mente em "O dia em que o Pato Donald comeu pela primeira vez a Margarida": um olhar pós-colonial. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10096
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Robson Roldão de Melo.pdf788.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.