Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10097
Título: Neologismos na mídia escrita de divulgação científica
Autor(es): Santos, Flávio Rogério dos
Palavras-chave: Mídia escrita
Neologismo
Morfologia
Semântica
Sintaxe
Data do documento: 11-Mai-2016
Resumo: As línguas vivas estão continuamente a renovar-se,e conhecer as formas pelas quais se dão essas mudanças é a meta deste Artigo, analisar as inovações lexicais ocorrentes nas revistas de divulgação científica Info Exame, Mundo Estranho e Superinteressante, todas publicadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2014.A base teórica desta pesquisa está fundamentada em textos de Alves,Basílio, Bechara e outros autores.São apresentados os principais afixos,os mais importantes processos de formação de palavras de acordo com linguistas e gramáticos,é descrito o trajeto do neologismo desde a sua criação até a sua desneologização, e a análise morfológica, semântica e sintática do corpus é realizada.A maioria das palavras é formada por uma base e um ou mais afixos, no entanto, nem sempre a formação ocorre assim, como poderá ser constatado através da leitura deste artigo científico,e poderá ser observado que os neologismos não podem ser analisados somente por um critério de sentido,formal ou funcional,mas que os critérios devem,obrigatoriamente,serem empregados conjuntamente para uma análise completa.A importância desta pesquisa está no fato de que trabalhos científicos que abordem o fenômeno da neologia são raros, e menos frequentes ainda são aqueles trabalhos centrados na ocorrência dos neologismos na mídia escrita.Considerando isto,o autor espera contribuir por meio desta pesquisa, para preencher a lacuna existente em relação ao assunto abordado neste artigo científico.
Descrição: SANTOS, F. R dos. Neologismos na mídia escrita de divulgação científica . 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10097
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávio Rogério dos Santos.pdf10.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.