Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10099
Título: Vivência acadêmica no campus avançado do serrotão na Cidade de Campina Grande
Autor(es): Gonçalves, Rosangela Pereira
Palavras-chave: Educação inclusiva
Ressocialização
Processo ensino - aprendizagem
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) através da Pro Reitoria de Extensão desenvolve um importante Programa Pro ENEM, o qual é um programa de preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Através desse contexto, buscou-se no referido estudo, relatar minha experiência como monitora pesquisadora da Língua Espanhola vivenciada no Programa de Extensão Pro ENEM ministrado dentro do Campus Avançado Dom José Maria Pires, da UEPB, que funciona no Presidio Regional Feminino de Campina Grande, oportunizando assim melhoria da qualidade de vida e inclusão das privadas de liberdade. O Programa de Extensão Pro ENEM presta serviços gratuitamente, trazendo enormes benefícios para toda comunidade, inclusive a carcerária, colaborando ainda para a formação de nós monitores, por podermos por em prática o que foi ensinado em sala de aula. O processo educativo, dentro de um presidio, apresenta alguns limites os quais devemos respeitar, mas não podemos reduzir este mesmo processo à escolarização, precisamos entender os interesses e as necessidades de aprendizagem da comunidade carcerária. Trata se de um relato de experiência com uma abordagem qualitativa e de cunho crítico descritivo e reflexivo, realizado na cidade de Campina Grande-PB no período de Fevereiro de 2014 à Dezembro de 2015. Durante esse espaço de tempo, foram ministradas aulas de espanhol, favorecendo a socialização, a qualidade de vida e a ressocialização das privadas de liberdade, residentes no Presidio Regional Feminino, através dos métodos de ensino/aprendizagem. A respeito da minha formação acadêmica, considero muito satisfatório, pois tive a oportunidade de conhecer mais um campo de trabalho: o ambiente prisional, além da contribuição na ressocialização das privadas de liberdade, o que para elas representa uma possibilidade futura de trabalho.
Descrição: GONÇALVES, R. P. Vivência acadêmica no campus avançado do serrotão na cidade de Campina Grande. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10099
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosangela Pereira Gonçalves.pdf10.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.