Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10126
Título: A importância de trabalhar a brincadeira na educação infantil
Autor(es): Araújo, Flávio José de
Palavras-chave: Educação infantil
Brincadeira
Desenvolvimento da criança
Data do documento: 7-Jun-2016
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada em uma Escola Municipal de Campina Grande – PB, com o objetivo de analisar como as brincadeiras são conduzidas e trabalhadas em uma turma da educação infantil das sèries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, utilizou-se a metodologia qualitativa, a partir da observação das aulas de uma professora, em seguida foi realizada a análise documental do Projeto Político Pedagógico – PPP, do Plano de Ensino da docente, e por fim a realização de uma entrevista com a professora observada. Para as discussões teóricas buscamos apoio nos estudos de Baquero (1998), Brasil (1998), Galvão e Henri (1995), Kishimoto (2008), Rosa, (2001), entre outros. Conclui-se desse curto estudo que, a brincadeira é de suma importância para o desenvolvimento integral do individuo nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. E que esse estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e, em especial na vida da criança.
Descrição: ARAÚJO, F. de. A importância de trabalhar a brincadeira na educação infantil. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10126
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávio José de Araújo.pdf7.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.