Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10128
Título: A importância da mediação no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Benites, Raísa Eliete de Almeida
Palavras-chave: Teoria histórico-cultural
Mediação pedagógica
Atuação pedagógica
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar e compreender a importância da mediação do professor no papel de mediador na construção do conhecimento da criança, assim como quais métodos e atividades que são aplicadas em sala de aula que contribuem na interação social dos alunos e construção dos conhecimentos. A escolha do tema: A importância da mediação no processo ensino-aprendizagem na perspectiva de Vygotsky partiu do envolvimento com o grupo de pesquisa Programa de Iniciação Científica (PIBIC), realizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Esta pesquisa é de cunho qualitativo e para tais fins, foram selecionadas duas docentes do 1º ano e 2º ano do primeiro ciclo do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lindolfo Montenegro, para a aplicação de entrevistas semiestruturadas, sobre suas concepções teóricas e suas práticas mediadoras, bem como a observação do fazer pedagógico destas. A pesquisa foi fundamentada na teoria Histórico-cultural da aprendizagem, a qual não determina uma metodologia de ensino pronta e imediata para aplicação em sala de aula, mas oferece a compreensão de como se dá a relação ensino-aprendizagem e esclarece a função do professor como mediador do conhecimento para o aluno, que é a de servir como um elo entre o aluno e o conhecimento. Ela esclarece que o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (FPS) só é possível através das relações sociais. É através da escola que o aluno terá acesso a uma gama de conhecimentos sistematizados que irão contribuir para o desenvolvimento das FPS. A mediação pedagógica em Vygotsky tem função de viabilizar aos alunos a oportunidade de serem ativos, interativos e questionadores em sala de aula, além de na medida em que os alunos aprendem possam avançar em novos conhecimentos, algo fundamental na construção dos Processos Psicológicos Superiores (PPS). As docentes entrevistadas, nesta pesquisa, mostraram ciência sobre o seu papel como mediadoras, bem como, o conceito de mediação. Porém, pudemos constatar que a prática pedagógica das docentes, embora promovam algumas atividades em grupo com seus alunos, atenda-os individualmente e se utilizam de instrumentos de mediação (jogos, palitos de picolé, tampinhas de garrafa), são deficientes, ou seja, deixaram a desejar quanto à administração das situações de aprendizagem. Mostraram no fazer pedagógico algumas discordâncias na relação: teoria e prática. As considerações encaminham-se para o entendimento da importância da mediação no processo ensino-aprendizagem, e quão relevante é a prática pedagógica do professor, pois se sua atuação pedagógica for deficiente ou inconstante e desconexa pode comprometer o desenvolvimento cognitivo do aluno. Cada docente no exercício da profissão cria sua metodologia de ensino baseado numa teoria da aprendizagem, mas deve ter em comum o objetivo de formar cidadãos, autônomos críticos, podendo exercitar sua cidadania com autonomia na sociedade.
Descrição: BENITES, R. E. de A. A importância da mediação no processo de ensino-aprendizagem. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10128
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raísa Eliete de Almeida Benites.pdf16.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.