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dc.contributor.authorSodré, Gabrielly de Melo Cunha-
dc.date.accessioned2016-06-15T15:35:24Z-
dc.date.available2016-06-15T15:35:24Z-
dc.date.issued2016-05-23-
dc.identifier.otherCDD 372.62-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10136-
dc.descriptionSODRÉ, G. de M. C. Gêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensino. 2016. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO estudo/ensino dos gêneros orais promove um tratamento inovador do processo de ensino e de aprendizagem, que conduz os alunos à mobilização de práticas de letramentos. O objetivo geral deste trabalho é mapear atividades de letramento e práticas letradas mobilizadas no estudo/ensino do gênero mesa-redonda. Os objetivos específicos são descrever a produção final do gênero mesa-redonda de um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II; identificar a contribuição do gênero mesa-redonda para o letramento do alunado; propor um Projeto de Letramento para o estudo/ensino do gênero em foco. Para o embasamento teórico, utilizamos: no tocante ao estudo e ensino dos gêneros orais, Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Antunes (2003) Araújo e Silva (2014) e no tocante à teoria sobre letramento, Koch (2003); Rojo (2009) e Kleiman (2001). Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, qualitativa, situada na perspectiva da Linguística Aplicada, em que a pesquisadora foi professora da turma em uma escola pública da Cidade de Campina Grande, Paraíba, por um período de tempo determinado. Durante o processo de ensino-aprendizagem, os alunos apresentaram dificuldades em compreender o gênero oral mesa-redonda, bem como resistência em realizá-lo. Além disso, a falta de recursos tecnológicos na escola, bem como nas salas de aula, não permitiu que o nosso trabalho fosse executado como esperávamos. Portanto, é preciso planejar e executar aulas que envolvam os diversos gêneros textuais que circulam na sociedade, para que possamos minimizar a distância entre o ensino da oralidade e da escrita, promovendo nos alunos as práticas de letramento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Paloma Sabata Lopes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectGêneros oraispt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleGêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensinopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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