Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10136
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sodré, Gabrielly de Melo Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-15T15:35:24Z | - |
dc.date.available | 2016-06-15T15:35:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.62 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10136 | - |
dc.description | SODRÉ, G. de M. C. Gêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensino. 2016. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo/ensino dos gêneros orais promove um tratamento inovador do processo de ensino e de aprendizagem, que conduz os alunos à mobilização de práticas de letramentos. O objetivo geral deste trabalho é mapear atividades de letramento e práticas letradas mobilizadas no estudo/ensino do gênero mesa-redonda. Os objetivos específicos são descrever a produção final do gênero mesa-redonda de um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II; identificar a contribuição do gênero mesa-redonda para o letramento do alunado; propor um Projeto de Letramento para o estudo/ensino do gênero em foco. Para o embasamento teórico, utilizamos: no tocante ao estudo e ensino dos gêneros orais, Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Antunes (2003) Araújo e Silva (2014) e no tocante à teoria sobre letramento, Koch (2003); Rojo (2009) e Kleiman (2001). Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, qualitativa, situada na perspectiva da Linguística Aplicada, em que a pesquisadora foi professora da turma em uma escola pública da Cidade de Campina Grande, Paraíba, por um período de tempo determinado. Durante o processo de ensino-aprendizagem, os alunos apresentaram dificuldades em compreender o gênero oral mesa-redonda, bem como resistência em realizá-lo. Além disso, a falta de recursos tecnológicos na escola, bem como nas salas de aula, não permitiu que o nosso trabalho fosse executado como esperávamos. Portanto, é preciso planejar e executar aulas que envolvam os diversos gêneros textuais que circulam na sociedade, para que possamos minimizar a distância entre o ensino da oralidade e da escrita, promovendo nos alunos as práticas de letramento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Paloma Sabata Lopes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Gêneros orais | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Gêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensino | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gabrielly de Melo Cunha Sodré.pdf | 2.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.