Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10139
Título: | O poder do discurso na canção "Geni e o Zepelim" de Chico Buarque e no conto "Bola de Sebo" de Guy de Maupassant |
Autor(es): | Costa, Gilmara Pereira da |
Palavras-chave: | Poder Discurso persuasivo Manipulação |
Data do documento: | 10-Jun-2016 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender como o poder é exercido através do discurso ao ponto de manipular o ser humano. Adotamos, como objeto de estudo, a canção “Geni e o Zepelim” (1977-78) de Chico Buarque de Holanda e o conto Bola de Sebo (1880), do escritor francês Guy de Maupassant. Ambas narrativas levam a refletir sobre o preconceito, o autoritarismo e a manipulação da burguesia com a classe oprimida. Geni e Bola de sebo são repudiadas pela sociedade, até surgir um comandante em um “enorme zepelim” e um soldado prussiano, ambos interessados numa noite de prazer com as donzelas. Diante o perigo, a sociedade implora pela salvação, alicia as “heroínas” com um discurso persuasivo e de interesse próprio. Clama para que as donzelas cedam aos caprichos do comandante do zepelim/soldado prussiano, mesmo contra sua vontade. Tanto a música como o conto fazem uma feroz crítica à sociedade capitalista, na qual as pessoas são divididas por classes. Como base teórica, tomou-se o filosofo francês Michel Foucault e o alemão Theodor W. Adorno. |
Descrição: | COSTA, G. P. da. O poder do discurso na canção "Geni e o Zepelim" de Chico Buarque e no conto "Bola de Sebo" de Guy de Maupassant. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10139 |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gilmara Pereira da Costa.pdf | 791.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.