Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10148
Título: | Estação de tratamento de água: A Química com o aporte de espaços não formais de ensino para a construção de conceitos científicos |
Autor(es): | Amorim, Leylson Costa |
Palavras-chave: | Ensino de Química Educação ambiental Água potável tratamento de água |
Data do documento: | 25-Mai-2016 |
Resumo: | Fazer educação através da Química é atualmente um desafio muito grande, pois o uso dos antigos conceitos teóricos sobre a disciplina causa uma significativa falta de interesse por parte dos alunos do ensino médio. Esse tipo de educação significa colocar esta ciência a serviço da vida, buscando trabalhar os conteúdos não de forma isolada, mas integrando-os a realidade e o contexto de vida dos alunos, para que estes adquiram a capacidade de compreender a natureza e os problemas relacionados a ela, como a utilização de uma água imprópria para o consumo, por exemplo. Percebemos a importância da água potável para o meio ambiente. Porém, para o progresso, o homem age sem consciência ou mesmo sem responsabilidade e implacavelmente polui nosso planeta. Nesse contexto, é urgente uma prática pedagógica que faça a ligação entre o ensino de Ciências Naturais com a questão ambiental. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo, lançar uma proposta de ensino em que os alunos aprendam, na prática, conceitos científicos da disciplina química e a sua importância para a potabilidade da água, realizado com 18 estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Trata-se de uma investigação de natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários que serviu de ferramenta para uma entrevista contendo questões de múltipla escolha, os dados coletados foram representados em gráficos e interpretados á luz do referencial teórico. |
Descrição: | AMORIM, L. C. Estação de tratamento de água: A Química com o aporte de espaços não formais de ensino para a construção de conceitos científicos. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10148 |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Leylson Costa Amorim.pdf | PDF - Leylson Costa Amorim | 610.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.