Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10148
Título: Estação de tratamento de água: A Química com o aporte de espaços não formais de ensino para a construção de conceitos científicos
Autor(es): Amorim, Leylson Costa
Palavras-chave: Ensino de Química
Educação ambiental
Água potável
tratamento de água
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Fazer educação através da Química é atualmente um desafio muito grande, pois o uso dos antigos conceitos teóricos sobre a disciplina causa uma significativa falta de interesse por parte dos alunos do ensino médio. Esse tipo de educação significa colocar esta ciência a serviço da vida, buscando trabalhar os conteúdos não de forma isolada, mas integrando-os a realidade e o contexto de vida dos alunos, para que estes adquiram a capacidade de compreender a natureza e os problemas relacionados a ela, como a utilização de uma água imprópria para o consumo, por exemplo. Percebemos a importância da água potável para o meio ambiente. Porém, para o progresso, o homem age sem consciência ou mesmo sem responsabilidade e implacavelmente polui nosso planeta. Nesse contexto, é urgente uma prática pedagógica que faça a ligação entre o ensino de Ciências Naturais com a questão ambiental. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo, lançar uma proposta de ensino em que os alunos aprendam, na prática, conceitos científicos da disciplina química e a sua importância para a potabilidade da água, realizado com 18 estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Trata-se de uma investigação de natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários que serviu de ferramenta para uma entrevista contendo questões de múltipla escolha, os dados coletados foram representados em gráficos e interpretados á luz do referencial teórico.
Descrição: AMORIM, L. C. Estação de tratamento de água: A Química com o aporte de espaços não formais de ensino para a construção de conceitos científicos. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10148
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leylson Costa Amorim.pdfPDF - Leylson Costa Amorim610.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.