Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10158
Título: Jogo Matemático: Relato de uma experiência com a aplicação da trilha geométrica no Ensino Fundamental
Autor(es): Ferreira, Albertina Oliveira Nascimento
Palavras-chave: Jogos matemáticos
Ensino de Matemática
Geometria Plana
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido na E.E.E.F.M. Dr Severiano Pedro do Nascimento, localizada em Jenipapo Distrito de Puxinanã, na Paraíba, numa turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Relatamos uma experiência vivenciada, ao trabalhar um Jogo Matemático – Jogo da Trilha Geométrica, desenvolvido pela Experimentoteca do CDCC-USP Centro de Divulgação Científica e Cultural-Universidade de São Paulo Campos de São Carlos, no qual é explorado conteúdos da Geometria Plana, os conteúdos envolvidos foram figuras geométricas, Desta forma, tivemos como objetivo geral: descrever a aplicação do jogo trilhas geométricas em sala de aula de Matemática. Utilizamos como fundamentos teóricos as ideias de autores como Lorenzato, (2006) e Gonçalves, (2007) entre outros e pressupostos encontrados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), (1997). Como resultado final, concluímos que os alunos puderam descobrir que eles são capazes de aprender matemática, explorar os conceitos e características das figuras geométricas, desenvolver o raciocínio lógico e a concentração de uma forma lúdica, através de jogos matemáticos. Como também apresentaram motivação em aprender matemática, contribuindo assim na diminuição da aversão por essa disciplina.
Descrição: FERREIRA, A. O. N. Jogo Matemático: Relato de uma experiência com a aplicação da trilha geométrica no Ensino Fundamental. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10158
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Albertina Oliveira Nascimento Ferreira.pdfPDF - Albertina Oliveira Nascimento Ferreira1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.