Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10202
Título: Métodos de ensino criativo aplicados à dança: uma experiência retratada no Estágio Supervisionado IV a partir do PIBID
Autor(es): Souza, Paloma Silva
Palavras-chave: Dança
Técnicas de ensino
Didática
Estágio Supervisionado
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: O presente estudo visa apresentar os métodos de ensino criativos aplicados a dança estabelecendo uma relação entre a experiência no PIBID e o Estágio Supervisionado IV. Para tanto, buscou-se embasamento na abordagem crítico-superadora. A experiência aqui relatada é o resultado da vivência no Estágio Supervisionado IV, no projeto Escolinhas do DEF, no âmbito da educação não formal, no espaço do Departamento de Educação Física, da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB. A experiência foi vivenciada com crianças e adolescentes participantes da turma de dança, na faixa etária de 6 (seis) anos até 16 (dezesseis) anos, no turno da manhã, do gênero feminino. Para análise e discussão dos dados, contamos com doze (12) planos de aula, o plano de curso e uma observação participante. A prática se deu durante todo o semestre letivo de 2015.2, com aulas duas vezes por semana e duração de 60 minutos cada aula. Foi possível constatar avanços significativos no Estágio Supervisionado IV, lembrando a influência como bolsista no PIBID, aliando os conhecimentos sobre a abordagem crítico superadora. Ainda, foi possível concluir que mesmo no ensino não formal se faz necessário a utilização de um planejamento com a aplicação de métodos de ensino, onde, tais métodos sejam de natureza criativa e não excludente, pois, seguindo a abordagem crítico superadora, as aulas não devem fugir da realidade onde o aluno se encontra, e sim fazer com que o aluno se aproprie do conhecimento e consiga fixá-lo como parte do seu cotidiano.
Descrição: SOUZA, P. S. Métodos de ensino criativo aplicados à dança: uma experiência retratada no Estágio Supervisionado IV a partir do PIBID. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10202
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paloma Silva Souza.pdfPDF - Paloma Silva Souza1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.