Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10223
Título: A educação brasileira pautada em índices imprecisos: Totonha, uma mulher letrada diante das diversidades
Autor(es): Pereira, André Costa
Palavras-chave: Letramento
Literatura brasileira
Conto
Livro didático
Data do documento: 24-Mai-2016
Resumo: Esta monografia tem o objetivo de apreciar o conto “Totonha”, inserido no livro Contos Negreiros (2005) do escritor pernambucano Marcelino Freire, com o intuito de avaliar os questinamentos feitos pela personagem Totonha à uma professora que vem a seu encontro para lhe oferecer uma cartilha que lhe permitirá ser alfabetizada. Atentamos mais especificamente para o “letramento” que esta personagem possui, a despeito de ser analfabeta. Para isto, observamos as políticas de aprendizagem, bem como os índices que avaliam a educação brasileira e programas do governo Federal voltados para a distribuição de livros didáticos. Para o desenvolvimento desta atividade, consideramos as abordagens teóricas dos respectivos autores: Paulo Freire (2006) Magda Soares (2009) Helder Pinheiro (2006) Rildo Cosson (2006).
Descrição: PEREIRA, A. C. A educação brasileira pautada em índices imprecisos: Totonha, uma mulher letrada diante das diversidades. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10223
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Costa Pereira.pdf1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.