Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10223
Título: | A educação brasileira pautada em índices imprecisos: Totonha, uma mulher letrada diante das diversidades |
Autor(es): | Pereira, André Costa |
Palavras-chave: | Letramento Literatura brasileira Conto Livro didático |
Data do documento: | 24-Mai-2016 |
Resumo: | Esta monografia tem o objetivo de apreciar o conto “Totonha”, inserido no livro Contos Negreiros (2005) do escritor pernambucano Marcelino Freire, com o intuito de avaliar os questinamentos feitos pela personagem Totonha à uma professora que vem a seu encontro para lhe oferecer uma cartilha que lhe permitirá ser alfabetizada. Atentamos mais especificamente para o “letramento” que esta personagem possui, a despeito de ser analfabeta. Para isto, observamos as políticas de aprendizagem, bem como os índices que avaliam a educação brasileira e programas do governo Federal voltados para a distribuição de livros didáticos. Para o desenvolvimento desta atividade, consideramos as abordagens teóricas dos respectivos autores: Paulo Freire (2006) Magda Soares (2009) Helder Pinheiro (2006) Rildo Cosson (2006). |
Descrição: | PEREIRA, A. C. A educação brasileira pautada em índices imprecisos: Totonha, uma mulher letrada diante das diversidades. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10223 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - André Costa Pereira.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.