Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10226
Título: A influência do turista estrangeiro que visita o lajedo do Pai Mateus como motivação no aprendizado da língua inglesa – estudo de caso na comunidade Tapera em Cabaceiras – PB
Autor(es): Farias, Ribamar Alves de
Palavras-chave: Língua inglesa
Motivação
Turista estrangeiro
Lajedo de Pai Mateus
Sítio Tapera
Aprendizagem
Data do documento: 3-Mai-2016
Resumo: No que diz respeito à aprendizagem de língua estrangeira, a motivação proporciona grandes discussões na área dos estudos da Lingüística Aplicada, pois ela pode influenciar o comportamento e desempenho dos aprendizes. O presente trabalho consiste em análises qualitativas de um estudo de caso, e tem como foco principal identificar o que motiva a aprendizagem de Inglês como língua estrangeira por parte de alguns estudantes que são moradores do Sítio Tapera pertencente ao município de Cabaceiras, localizado na microrregião do Cariri Oriental na mesorregião da Borborema, interior da Paraíba. Outro objetivo é verificar qual a influência específica do turista estrangeiro que visita o lajedo de Pai Mateus na motivação do aprendizado da língua inglesa por parte deles e se a influência por eles apresentadas também contribui para o aprendizado deles enquanto estudantes de Inglês. Sendo assim, utilizamos como suportes teóricos as contribuições sobre motivação e aprendizagem de línguas Gardner e Lambert (1972), Boruchovitch e Bzuneck (2009), Dwyer e Dwyer (1994), Camargo (2014), Noels (2001), Dalacorte (2000), Tomitch (2000), Crookes e Schimidt (1991), entre outros. Como instrumento de coleta de dados fizemos uso de questionários e entrevistas com os participantes. Ao final, concluímos que o turista estrangeiro que visita o Lajedo de Pai Mateus tem sido o fator determinante que impulsionou os participantes desta pesquisa a se motivarem em aprender a língua inglesa, e os cursos realizados pelo Sebrae no Pai Mateus teve grandes contribuições para que os participantes pudessem estudar de forma diferente de sala de aula as aulas as Inglês. Portanto, concluímos que a motivação extrínseca está presente na motivação destes participantes, contribuindo para um melhor desempenho e valorização da língua inglesa, mesmo a maioria deles almejando estudar o Inglês para conseguir um emprego no futuro.
Descrição: FARIAS, R. A de. A influência do turista estrangeiro que visita o lajedo do Pai Mateus como motivação no aprendizado da língua inglesa – estudo de caso na comunidade Tapera em Cabaceiras – PB. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10226
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ribamar Alves de Farias.pdf848.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.