Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10229
Título: Êxodo em Vidas Secas: fuga e permanência na busca da esperança
Autor(es): Terto, Almir Tavares
Palavras-chave: Literatura
Interdiscursividade
Êxodo
Data do documento: 10-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho apresenta uma discussão em torno do tema do êxodo que objetiva estabelecer, a partir da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, uma relação interdiscursiva com o Livro de Êxodo da tradição judaico-cristã, numa perspectiva que compreenda a abordagem da fuga-mudança X permanência-estadia. A partir da identificação de estratos textuais/discursivos relativos ao percurso temático fuga X permanência, presentes no contexto de produção do interdiscurso no romance, apresentamos um diálogo interdiscursivo entre o tema do êxodo, caracterizado pela dialética fuga X permanência, no romance Vidas Secas e o percurso análogo no Livro de Êxodo, da tradição judaico-cristã. Numa breve interpretação sobre os possíveis sentidos desta tensão dialética na obra do escritor alagoano, compreende-se que o contínuo e constante êxodo apresenta-se como um movimento que tem em vista a esperança.
Descrição: TERTO, A. T. Êxodo em Vidas Secas: fuga e permanência na busca da esperança. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10229
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Almir Tavares Terto.pdf339.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.