Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10248
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Pâmella de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T16:54:52Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T16:54:52Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 373 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10248 | - |
dc.description | Nascimento, P. de S. A produção textual no 3º ano do ensino médio e o ENEM: o que e como fazer? 2015, 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho reporta-se a analisar a eficácia das aulas de produção textual do Ensino Médio e suas implicações referentes às competências e habilidades exigidas para a elaboração da redação do ENEM. Como corpus tem-se a observação de 08 (oito) aulas de Língua materna em duas turmas do 3º ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dona Nenzinha Cunha Lima, localizada na cidade de Campina Grande (PB). No período matutino as observações das aulas ocorreram nos dias 21, 23, 28 e 30 do mês de outubro e nos dias 4 e 6 do mês de dezembro de 2014. Já no período noturno as observações das aulas foram nos dias 29 e 31 de outubro; 5, 12 e 19 de novembro; e 3 e 5 de dezembro de 2014. Além do exposto, foram elaborados questionários e entrevistas semiestruturadas, aplicados aos alunos e professores, respectivamente, da mencionada escola, como também realizada uma análise da abordagem que o Livro Didático de Português de Abaurre, Abaurre e Pontara, Português- contexto, interlocução e sentido, adotado pela escola alvo dessa pesquisa, faz do texto dissertativo-argumentativo, além de expor uma breve análise do LDP, Português- Linguagens, de Cereja e Magalhães, com o propósito de apresentar como o livro didático de Português trazia o dissertativo-argumentativo antes do ENEM se tornar um dos únicos meios de se conseguir uma vaga no ensino superior. No sentido de viabilizar um suporte teórico que proporcione bases consistentes de análise, foram pertinentes os estudos realizados em Marcuschi (2008), Kleiman (2005), Travaglia (2007), Buzen (2006) e Bakhtin (1992), entre outros teóricos. Diante de todo o exposto, podemos afirmar que as aulas de redação nas escolas têm se pautado no ensino do texto dissertativo-argumentativo, o que tem ocasionado o afastamento dos discentes das práticas de letramento e, consequentemente, do trabalho com os mais diversos gêneros e tipologias que circundam a sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Marcelo Vieira da Nóbrega | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Texto Dissertativo-Argumentativo | pt_BR |
dc.subject | Redação-ENEM | pt_BR |
dc.title | A produção textual no 3º ano do ensino médio e o ENEM: o que e como fazer? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Pâmella de Souza Nascimento.pdf | 38.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.