Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10272
Título: As políticas de austeridade e a crise social na Grécia entre 2008 e 2012
Autor(es): Cassavia, Rafael Freitas
Palavras-chave: Crise fiscal Grega
Periferia da Zona do Euro
Interdependência econômica
Data do documento: 27-Mai-2016
Resumo: O período compreendido entre 2007 e 2012 foi marcado pelas profundas turbulências do cenário econômico mundial. Instituições financeiras centenárias se viam na iminência da falência, levando consigo trilhões de dólares em ativos depreciados. Esse cenário forçou os governos soberanos nacionais a tomarem medidas de emergência a fim de impedir que os acontecimentos dos anos de 1930 se repetissem e levassem as economias à uma nova década de recessão. Este artigo faz uma análise com base em comparação de dados estatísticos oficiais interpretados por meio do olhar das Relações Internacionais e, mais especificamente, da Teoria da Interdependência Complexa. Em foco, está o caso especifico da Grécia, e como as vulnerabilidades do sistema econômico grego se tornaram uma ameaça real à manutenção deste sistema, assim como quais as medidas que foram tomadas objetivando impedir o colapso da economia grega e como consequência o colapso de todo o sistema econômico e monetário europeu. São objetos desse artigo, portanto, a atuação de agentes externos sobre a soberania grega, e como esses agentes influenciaram na condução do governo soberano daquele país.
Descrição: CASSAVIA, R. F. As políticas de austeridade e a crise social na Grécia entre 2008 e 2012. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10272
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Freitas Cassavia.pdfRafael Freitas Cassavia6.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.