Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10290
Título: Entre “humilhações” e “contrariedades”: representações de conflitos socias na poesia de Cesário Verde
Autor(es): Oliveira, Maria Verônica de
Palavras-chave: Poesia brasileira
Sujeito
Conflito social
Desigualdade social
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: o presente artigo abordará a seguinte temática: os conflitos sociais vividos pelo sujeito representado na poesia de Cesário Verde, com o objetivo principal de analisar, especificamente nos poemas ―Humilhações‖ e ―Contrariedades‖, de que forma os sujeitos, sobretudo o que está configurado na imagem do eu - lírico, são influenciados pelo meio social no qual estão inseridos para a manutenção de conflitos sociais e desigualdades. A discussão acerca dessa temática se faz necessária por nos inquietarmos a respeito da influência do meio no comportamento dos indivíduos e nas condições sociais que estes desenvolvem no contexto em que estão inseridos. Assim, quando tomamos como foco de estudo a poesia de Cesário Verde, mesmo que o sujeito esteja inserido em um lugar de civilização, este espaço pode sim ser também um lugar de vulnerabilidade e conflitos sociais vividos pelo sujeito. Portanto, recorremos à ficção, especificamente à construção poética do escritor português Cesário Verde, para observarmos se esta relação se torna possível, e justificamos a escolha deste autor e de sua obra porque percebemos uma recorrência à abordagem do tema. Foi feito um estudo bibliográfico e catalogação de poemas do autor que tratam da temática abordada, até chegar à escolha dos poemas que vão ser utilizados como objeto de estudo. Para tal estudo, nos embasamos nos seguintes teóricos, Saraiva (2005), Candido (1998), Moises (2006, 2008). A partir do que foi analisado com a leitura dos poemas de Cesário Verde, percebemos que, em sua obra, especificamente nos poemas ―Humilhações‖ e ―Contrariedades‖, é muito forte a presença de sua identificação com os conflitos sociais do indivíduo, como sendo, nos perfis apresentados pelo eu lírico, relacionados ao sofrimento, à humilhação, ao descaso com o sujeito. O poeta, em suas produções, vem nos mostrar o quanto os conflitos sociais estão associados às situações de risco e de vulnerabilidade do sujeito.
Descrição: OLIVEIRA, M. V de. Entre “humilhações” e “contrariedades”: representações de conflitos socias na poesia de Cesário Verde. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10290
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Verônica de Oliveira.pdf438.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.