Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10293
Título: Vocação: fuga ou dom? O comportamento religioso controverso de “Eurico, o presbítero”
Autor(es): Gomes, Pâmella Yonalle Araújo
Palavras-chave: Alexandre Herculano
Vocação
Fuga
Carreira eclesiástica
Literatura portuguesa
Data do documento: 5-Mai-2016
Resumo: Alexandre Herculano, um dos principais nomes da literatura romântica em Portugal, debruçou sua vida sobre o trabalho intelectual, avaliando e apontando os problemas sociais, políticos e culturais de seu país. Dentre suas principias obras, destaca-se Eurico, o Presbítero. O posicionamento religioso do personagem Eurico é controverso e duvidoso, tendo em vista que a vocação sacerdotal não lhe era presente; mergulhado em uma época em que a carreira eclesiástica era vista como uma forma de ascensão social, status ou fuga amorosa, ao contrário do esperado, ou seja, por vocação, Eurico inicia uma interessante vida sacerdotal, mas sem esquecer o que o motivou a este destino. Partindo das teorias que estudam o Romantismo no sec. XIX, este trabalho trata das características específicas deste momento da literatura, destacando a evasão, a fuga da realidade, de acordo com Moisés (2008) e Saraiva e Lopes (2008), além de focalizar conceitos de felicidade, estabelecidos por Sócrates (CHAUÍ, 1997), e vocação, em uma perspectiva espiritual (LA CROIX, 1942).
Descrição: GOMES, P. Y. A. Vocação: fuga ou dom? O comportamento religioso controverso de “Eurico, o presbítero”. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10293
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Pâmella Yonalle Araújo Gomes.pdf346.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.