Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10294
Título: Prática pedagógica docente e a leitura em sala de aula dos anos iniciais
Autor(es): Queiroz, Luciana Quintino de
Palavras-chave: Leitura
Formação de professor
Prática pedagógica
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Este estudo objetivou analisar como, no cotidiano de sala de aula, a professora de uma escola pública em Campina Grande trabalha em sua ação pedagógica a prática de leitura dos alunos no ensino fundamental I. Pretendemos ainda discutir sobre a formação do professor e a prática pedagógica, enfatizando o papel da leitura no contexto da sala de aula; refletir sobre a leitura e os desafios de trabalhar a prática leitora com alunos do fundamental I e analisar como a professora dos anos iniciais lida com a leitura, com alunos de uma escola pública campinense. Como procedimento metodológico, foi realizado uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, utilizando-se de um questionário realizado com a professora da turma do 2º ano dos anos iniciais. Como referencial teórico, trabalhamos a partir das obras de autores como Libâneo (1994), Sônia Kramer (2001), Candau (2014), Dóris Bolzan (2002), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (BRASIL, 1997). O processo de leitura nos anos iniciais deve se iniciar com a conscientização da criança para entender por que ela precisar ler e para que ler. Exemplo disto é promover atividades de leitura através de diversos gêneros textuais, pois a criança entenderá que necessita da leitura constantemente no seu cotidiano. Conclui-se com a percepção de que existe, sim, a possibilidade de trabalhar com a leitura de uma forma diferenciada e prazerosa quando o professor oferece um suporte no auxílio à leitura.
Descrição: QUEIROZ, L. Q de. Prática pedagógica docente e a leitura em sala de aula dos anos iniciais. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10294
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Quintino de Queiroz.pdf446.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.