Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10295
Título: A afetividade e suas implicações no processo de aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica
Autor(es): Alves, Mirella Fernandes
Palavras-chave: Aprendizagem
Afetividade
Motivação
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: Este estudo trata da afetividade nas relações em que ocorrem processos de aprendizagem, numa perspectiva psicopedagógica, buscando compreendê-la e defini-la como condição imprescindível para o desenvolvimento do ser humano. O objetivo principal do presente estudo é compreender e elucidar a importância da afetividade no relacionamento professoraluno no processo de mediação da aprendizagem, através dos conceitos da afetividade e da cognição. A metodologia baseou-se numa análise bibliográfica. Dessa forma, fundamenta-se nas teorias de Freud, Wallon, Piaget e Vygotsky e alguns seguidores que também correlacionam o desenvolvimento da afetividade e sua influência na aprendizagem. Os resultados indicaram que a influência da afetividade na relação professor-aluno, possibilita indivíduo que aprende as ferramentas necessárias à aquisição da aprendizagem. Portanto, a escola deve buscar a qualidade de suas relações, valorizando o desenvolvimento afetivo e social e não apenas o cognitivo, como elementos fundamentais no desenvolvimento da criança.
Descrição: ALVES, M. F. A afetividade e suas implicações no processo de aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10295
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mirella Fernandes Alves.pdf539.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.