Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10296
Título: Leitura/contação de histórias no primeiro ano do ensino fundamental
Autor(es): Barbosa, Luciana Silva
Palavras-chave: Leitura
Contação de história
Ensino fundamental
Formação de leitor
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: Contar histórias pode ser um excelente meio utilizado pelos professores para promover o estimulo à leitura. A fantasia que se encontra na literatura infantil é fundamental para o desenvolvimento da criança, a qual encontra mais significado no mundo imaginário do que na realidade adulta. Partindo desse pressuposto, é objetivo geral deste estudo: investigar o processo de contação de histórias numa turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, buscando analisar a contribuição destas práticas para a constituição leitora das crianças. Como objetivos específicos destacam-se: observar os procedimentos utilizados pela professora para a contação de histórias; identificar e caracterizar o interesse e envolvimento das crianças com as histórias contadas ou lidas pelo professor; observar os diálogos, entre as próprias crianças e entre estas e a professora, durante o momento da contação; discutir a importância da contação de histórias na formação de leitores. No percurso metodológico, optou-se por um estudo de caso de cunho qualitativo, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados a observação – através de videogravações – e a entrevista. Assim, crianças foram observadas e uma professora foi entrevistada. Alguns autores foram utilizados como aparato teórico a exemplo de Abramovich (1997), Abreu (2016), Bettelheim (2004), Bussato (2008), Brasil (2012), Chartier (2009), Coelho (2003), Debus (2006), Ferreira (2007), Frantz (2005), Ludke (1986), Malheiros (2011), Rangel (2005), os quais tratam o assunto deste artigo em alguns dos seus livros. Com base nos resultados, verifica-se que contar histórias para crianças de seis anos de idade em fase escolar, tem grande influência na formação de leitores com competência. Nesse sentido, o professor deve abusar da criatividade e imaginação, podendo contar com o auxílio de diversos métodos e recursos materiais, variando de acordo com o conteúdo da história a ser contada. Pode-se concluir que é de suma importância que os professores das séries iniciais usufruam da contação e de seus recursos para estimular seus alunos. Ao formar pequenos leitores, o professor deve mostrar que a leitura é um caminho incrível, pelo qual se pode passar sem medo de chegar ao fim e ter que retomá-lo para cumprir com tarefas e obrigações.
Descrição: BARBOSA, L. S. Leitura/contação de histórias no primeiro ano do ensino fundamental. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10296
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Silva Barbosa.pdf648.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.