Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10297
Título: Brinquedos e brincadeiras nos anos iniciais: uma perspectiva intergeracional
Autor(es): Mata, Luana da
Palavras-chave: Brinquedo
Brincadeira
Educação infantil
Criança
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Os brinquedos e brincadeiras fazem parte da vida das crianças desde as antigas sociedades e estão cada vez mais presentes no cotidiano da criança. Para entendermos como se deu esse processo histórico, analisamos as infâncias atuais e as infâncias das pessoas idosas. O objetivo geral deste estudo é compreender o papel educativo de brincar, dos brinquedos e das brincadeiras nos anos iniciais de uma escola pública de Boqueirão-PB e a perspectiva de idosos sobre esta arte em suas infâncias. Nossa proposta é mostrar a importância do ato de brincar, dos brinquedos e das brincadeiras, fazendo o intercâmbio entre os sentidos de infância hoje e como a infância era interpretada no passado, através do olhar de pessoas idosas e suas narrativas em relação à infância. Como referencial teórico, baseamo-nos na obra de Ariés (1981) e Stearns (2006) para falar de infância e em Vygotsky (1994) e Queiroz (2006) para enfocar o desenvolvimento da aprendizagem. Nossa abordagem metodológica é centrada numa pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizada com alunos e alunas do ensino fundamental I de uma escola pública de Boqueirão-PB e com idosos moradores da mesma cidade. Foram aplicados questionários com os alunos e entrevistas com os idosos no sentido de compreender as percepções de cada um sobre o tema em questão. Com essa pesquisa, foi possível compreender que os brinquedos e as brincadeiras educam tanto nas infâncias passadas como nas atuais, pois, através deles, as crianças desenvolvem habilidades, valores, conhecimentos e o mais importante: aprendem a viver em sociedade. Por isso, este trabalho foi de grande valia para a educação, porquanto ele contribuiu para firmar a concepção de que brinquedos e brincadeiras são importantes para a educação da criança em casa e na escola.
Descrição: MATA, L da. Brinquedos e brincadeiras nos anos iniciais: uma perspectiva intergeracional. 2016. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10297
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana da Mata.pdf2.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.