Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10298
Título: Desenvolvimento do discurso narrativo de crianças de três anos de idade a partir do reconto de história
Autor(es): Cavalcanti, Márcia da Silva
Palavras-chave: Discurso narrativo
Educação infantil
Reconto de história
Data do documento: 22-Jun-2016
Resumo: O presente artigo é um estudo sobre o desenvolvimento do discurso narrativo de crianças, cujo objetivo é observar os recursos discursivos utilizados por elas no processo de construção de narrativas em situações de reconto de histórias. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo observação participativa. O estudo foi realizado em uma Creche Municipal localizada no município de Campina Grande-PB, especificamente em uma turma do Maternal II, tendo como sujeitos 2 (duas) crianças de 3 (três anos) de idade. Os dados foram coletados durante uma semana especificamente na sala de leitura. Utilizamos como instrumentos para obtenção dos dados as gravações em câmera de vídeo. Para efeito de análise nos apoiamos nos estudos de François (1996), Perroni (1992) e Labov (1972). Os resultados do nosso estudo apontaram que a criança tem uma forma específica de narrar, o que nos faz entender que não há uma estrutura fixa de narrativa. Ademais, percebe-se que nesse processo do discurso narrativo, a criança narra num movimento que entrelaça vários recursos discursivos, como colagem, apoio no presente, combinação livre, imprevisibilidade, criatividade, dentre outros. Evidenciamos, ainda, a importância do adulto/interlocutor nesse processo, uma vez que a criança em situação de interação avança no desenvolvimento narrativo. Nesse sentido, incentivar, desde cedo, à criança realizar o reconto de estórias possibilita que ela desenvolva cada vez mais a sua oralidade e, consequentemente, o discurso narrativo. Diante disso, ressaltamos a importância deste estudo, haja vista que conhecer as fases que a criança passa em relação ao discurso narrativo é crucial para que os profissionais da Educação Infantil possam definir suas estratégias de intervenção e, eficientemente, conduzir o processo de desenvolvimento da oralidade da criança.
Descrição: CAVALCANTI, M da S. Desenvolvimento do discurso narrativo de crianças de três anos de idade a partir do reconto de história. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10298
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcia da Silva Cavalcanti.pdf662.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.