Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10324
Título: Aplicação do princípio da insignificância no Direito Penal Brasileiro
Autor(es): Araújo, Felipe Rodrigues Cabral de
Palavras-chave: Princípio da insignificância
Tipicidade material
Jurisprudência
Data do documento: 2016
Resumo: O trabalho aborda a aplicação do princípio da insignificância no Direito Penal, como forma de excluir condutas de ínfima relevância para a sociedade em relação ao bem jurídico protegido. O princípio da insignificância faz parte dos princípios implícitos da Constituição e é relacionado com uma série de princípios a exemplo: intervenção mínima, legalidade, adequação social, proporcionalidade e razoabilidade, fragmentariedade e o da igualdade. O princípio da insignificância exclui a incidência penal nas condutas típicas materiais, que são de mínima ofensividade ao bem jurídico tutelado sendo desnecessária a intervenção de uma sanção no âmbito penal. O Supremo Tribunal Federal norteia vetores e regras para aplicação do princípio da insignificância, devendo o aplicador da lei desprezar casos insignificantes e levar em consideração casos realmente relevantes. Os vetores estabelecidos pelo STF e a serem seguidos pelos demais tribunais são: a)mínima ofensividade da conduta do agente; b) nenhuma periculosidade do agente; c) reduzido grau de reprovabilidade do comportamento; d)inexpressividade da lesão jurídica provocada. O princípio da insignificância deve ser utilizado como forma de interpretação restritiva do tipo penal e não como forma de impunidade, devendo ser utilizados outros ramos do direito para que seja aplicada a punição adequada sem que seja razoável e desproporcional atribuir a pena de um crime a fato de irrelevante valor social. O método de estudo deste trabalho é uma abordagem qualitativa bibliográfica e jurisprudencial. Com esse estudo se espera haver contribuído para uma moderna interpretação que aplique o princípio da insignificância, como mecanismo na busca por justiça.
Descrição: ARAÚJO, F. R. C. de. Aplicação do princípio da insignificância no Direito Penal Brasileiro. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10324
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Rodrigues Cabral de Araújo.pdfFelipe Rodrigues Cabral de Araújo819.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.