Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10325
Título: Estupro de vulneráveis de acordo com as alterações promovidas pela Lei 12.015/09
Autor(es): Duarte, Ianny Camila Galdino
Palavras-chave: Lei 12.015/09
Estupro de vulnerável
Vulnerabilidade absoluta
Data do documento: 2016
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar as modificações decorrentes do surgimento da Lei 12.015/09, enfatizando o crime de estupro de vulneráveis, mostrando quais as alterações trazidas por essa. O crime de estupro acontece desde a antiguidade, e é de grande relevância na nossa atualidade, motivo pelo qual houve o interesse de discorrer sobre o tema. É ainda, nos dias hodiernos, um dos crimes dos quais recebem punições mais rígidas das existentes no âmbito penal. Com as alterações trazidas pela lei em estudo, criou-se através do art. 217-A do Código Penal, o crime de estupro de vulnerável, abarcando nesse, os menores de 14 (catorze) anos, e os que por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência. Sobre esse crime, o legislador optou pela presunção absoluta da violência, indo de encontro com grande parte da doutrina e jurisprudência, as quais defendiam e julgavam pela relativização da violência. Busca ainda distinguir a pedofilia do estupro de vulnerável. Utilizou-se instrumentos doutrinários, tais como livros de renomados autores que tratam sobre o tema, artigos publicados na internet e uso de entendimentos jurisprudenciais dos Tribunais Superiores. O que merece destaque, é que mesmo a lei objetivando essa presunção absoluta, a doutrina continua em forte discursão, objetivando a presunção relativa a depender da análise do caso concreto.
Descrição: DUARTE, I. C. G. Estupro de vulneráveis de acordo com as alterações promovidas pela Lei 12.015/09. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10325
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ianny Camila Galdino Duarte.pdfIanny Camila Galdino Duarte848.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.