Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10331
Título: As estratégias de gênero nas missões de paz da ONU: um olhar sobre o Timor Leste
Autor(es): Soto, Raianna Morais
Palavras-chave: Gênero
Timor Leste
Missões de Paz
Data do documento: 23-Mai-2016
Resumo: A partir da década de 1990, a Organização das Nações Unidas (ONU) intensificou os estudos e ações que tiveram como foco a temática de gênero, acompanhando uma tendência dos campos teóricos dos estudos sociais na época (SCOTT, 1986). Seguindo uma perspectiva feminista crítica, e tendo o intuito de entender as operações de paz empreendidas por este organismo, o presente artigo tem a pretensão de explicitar as bases filosóficas e epistemológicas das estratégias de gênero da ONU para as missões de paz. Em particular, pretende-se examinar e discutir tais estratégias desenvolvidas em Timor Leste, primeiro país a receber missões de paz da ONU com unidades exclusivas para trabalhar questões de “gênero” junto à sociedade timorense.
Descrição: SOTO, R. M. As estratégias de gênero nas missões de paz da ONU: um olhar sobre o Timor Leste. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10331
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raianna Morais Soto.pdfRaianna Morais Soto769.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.