Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10350
Título: Projeto técnico e processo executivo de fachadas
Autor(es): Nunes, Lucas Souza dos Santos leitão
Palavras-chave: Análise Estrutural
Construção civil
Qualidade
Data do documento: 31-Mai-2016
Resumo: Fachada é definido como tudo que compõem a estrutura externa de uma construção, sendo uma das últimas etapas da obra, dando-a acabamento final na estrutura. A fachada é responsável pela beleza estética da obra, ou seja, imprimindo um rótulo imposto pela comunidade consumidora, no que diz “se é bonito, é bom”. Não se deve projetar uma fachada considerando apenas a beleza, a segurança e a qualidade da fachada são os principais objetivos que o projetista deve ter ao fazer o projeto. Durante a execução do projeto, o responsável técnico deve analisar todo o procedimento, levando em consideração as especificações técnicas das camadas da fachada, desde a escolha dos materiais, processo de mistura e fabricação dos componentes individuais, tais como chapisco, emboço ou reboco. Outro fator importante a ser levado em consideração durante a execução do projeto é a aplicação dos componentes individuais, evidenciando que a aplicação não pode ser feita apenas chapando-se argamassa na fachada, necessitando levar em consideração o tempo, jeito e condições necessárias de aplicação. A execução da fachada é, na maioria das vezes, lenta porque se deve aguardar os prazos técnicos dos componentes, porém em muitas vezes não é respeitado o prazo técnico, prejudicando a resistência e não atingindo as características necessárias requeridas no projeto.
Descrição: NUNES, Lucas Souza dos Santos leitão. Projeto Técnico e Processo Executivo de Fachadas. 2016. 47p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10350
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Lucas Souza dos Santos Leitão Nunes.pdf2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.